Quantcast
Channel: Comentários sobre:
Viewing all articles
Browse latest Browse all 19

Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma

$
0
0

frase

Muito tenho lido ultimamente sobre sustentabilidade, consciência ambiental, bem-estar, e me pergunto: O que o homem quer, afinal? Quanto vale o nosso progresso? Estamos destruindo o meio em que vivemos, em busca do quê? Aonde queremos chegar? São vários questionamentos, alguns dão respostas, ensaios, escritas, reflexões e filosofias, mas nada é concreto. Estamos em uma situação estranha, algo não-palpável, sequer temos uma ideologia. Será que é certo nos deixarmos ser levados pela correnteza? Aonde vamos chegar?

Encontrei-me com um grande amigo essa semana. Conversamos bastante – não o suficiente – mas uma coisa que ele me disse ficou como eco na minha mente. “Perdi as esperanças na humanidade, em tudo, em mim, em Deus. Olha no que o ser humano se tornou! Quanta crueldade! Vejo animais sendo maltratados, pessoas, idosos, crianças… O que é isso?

Em uma época em que cuidar da vida/sexualidade/religião do outro é mais importante, do que cuidar de sua própria estrutura familiar, suas metas e ações, também não sei o que esperar do homem. Será isso tudo um grande pesadelo? Será que tudo vai mudar um dia e viveremos em harmonia e paz? Quantas guerras acontecendo, outras prestes a estourar, tudo pelo domínio e egocentrismo. Dinheiro, poder, ganância. Não podemos acabar com a violência e corrupção, mas podemos fazer do nosso ambiente um lugar melhor. Quem nos representa, afinal? O que podemos fazer para lutarmos por um futuro melhor para nossos descendentes? Será mesmo que não há saída? Estamos destinados a viver em um mundo cruel e hostil a nós mesmos? Eu acredito em algo melhor. Mas esse “algo” não virá de fora, nem dos céus, tem que vir de dentro de cada um de nós. O que podemos fazer no nosso dia a dia? Vamos sorrir mais, problematizar menos, conversar mais, brigar menos. Tem que haver uma solução. O que não podemos é esperar sentados. Somos muitos e podemos fazer muita coisa bonita ainda. O que vocês pensam sobre isso?

{O título do post é um trecho da música “Paciência” de Lenine}

O post Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma apareceu primeiro em Vida Minimalista.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 19

Latest Images

Trending Articles





Latest Images